o refrigerante e a bala mentos. Mas por quê essa reação ocorre? É o que verão agora, assim como o processo de realização do experimento.
Para realizar esse processo você irá precisar de:
- Refrigerante de cola, de preferência que aqueles que sejam light ou zero, pois o açúcar presente na Coca-cola (comum) irá reprimir uma parte da liberação do gás, embora ela também realize o efeito desejado.
- Bala Mentos
Como realizar?
O experimento é bastante simples:
1º passo: Abra a Coca-cola,
2º passo: Jogue uma pastilha Mentos dentro da garrafa. Apenas uma bala é suficiente para desencadear a reação, porém, muitos utilizam todas as unidades da pastilha, colando-as com cola quente, pois dizem que o efeito é maior do que feito apenas com uma. Na nossa experiência, utilizamos três pastilhas.
3º passo: Afaste-se da garrafa logo após lançar a pastilha e observe o resultado.
Explicação:
Os refrigerantes, de uma forma geral, são feitos de água, açúcar, conservantes e fórmula química do sabor, que varia de bebida para bebida. Além é claro, do fás carbônico (CO2), que é a chave de todo o processo, a Coca-Cola é, então, uma solução supersaturada de gás carbônico.

CO2(g) + H2 ⇆ 2CO3(l) (∆H < 0)
Quando jogamos um Mentos na garrafa de Coca-Cola, a gelatina e a goma da bala se dissolvem, quebrando a tensão superficia, dissipando energia para o sistema. O esquema do desenho é quebrado e as bolhas começam a se formar.
O Mentos, por sua vez, é uma bala extremamente porosa com milhares de buraquinhos na sua superfície, lugares ideias para as bolhas de gás carbônico se formarem. A bala quando cai na água, vai direto para o fundo, liberando mais e mais gás do refrigerante.
O gás é liberado em alta pressão, em milhares de bolhas e sem resistência por parte do líquido, que forma o que foi visto na imagem.