quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Experiência: Coca-cola + mentos = explosão de gás!

          Acredito que muitos de vocês já ouviram falar da reação existente entre 
o refrigerante e a bala mentos. Mas por quê essa reação ocorre? É o que verão agora, assim como o processo de realização do experimento.





  
Para realizar esse processo você irá precisar de:

  • Refrigerante de cola, de preferência que aqueles que sejam light ou zero, pois o açúcar presente na Coca-cola (comum) irá reprimir uma parte da liberação do gás, embora ela também realize o efeito desejado.
  • Bala Mentos

Como realizar?

O experimento é bastante simples:

1º passo: Abra a Coca-cola,
2º passo: Jogue uma pastilha Mentos dentro da garrafa. Apenas uma bala é suficiente para desencadear a reação, porém, muitos utilizam todas as unidades da pastilha, colando-as com cola quente, pois dizem que o efeito é maior do que feito apenas com uma. Na nossa experiência, utilizamos três pastilhas.
3º passo: Afaste-se da garrafa logo após lançar a pastilha e observe o resultado.


Explicação:

          Os refrigerantes, de uma forma geral, são feitos de água, açúcar, conservantes e fórmula química do sabor, que varia de bebida para bebida. Além é claro, do fás carbônico (CO2), que é a chave de todo o processo, a Coca-Cola é, então, uma solução supersaturada de gás carbônico.
http://img.qj.net/uploads/articles_module/66255/co2h2op_qjpreviewth.gif
          As moléculas de água na superfície se atraem fortemente, formando o que se chama de tensão superficial. Essas forças fazem com que as moléculas de gás carbônico fiquem cercadas de inúmeras moléculas de água, impedindo, assim, a formação de bolhas de gás dentro do líquido. A reação que ocorre é a seguinte:


                         CO2(g) + H2  2CO3(l) (∆H < 0)

          Quando jogamos um Mentos na garrafa de Coca-Cola, a gelatina e a goma da bala se dissolvem, quebrando a tensão superficia, dissipando energia para o sistema. O esquema do desenho é quebrado e as bolhas começam a se formar.
          O Mentos, por sua vez, é uma bala extremamente porosa com milhares de buraquinhos na sua superfície, lugares ideias para as bolhas de gás carbônico se formarem. A bala quando cai na água, vai direto para o fundo, liberando mais e mais gás do refrigerante.
O gás é liberado em alta pressão, em milhares de bolhas e sem resistência por parte do líquido, que forma o que foi visto na imagem.

Experiência: Aumento da formação de espuma na cerveja

Para realizar esse experimento você irá precisar de:



  • Um copo transparente (ou béquer),
  • Cloreto de sódio (sal de cozinha grosso),
  • Uma cerveja.
Como realizar?

1º passo: Abra a garrafa/latinha de cerveja.


2º passo: Coloque um pouco da cerveja no copo.


3º passo: Adicione o sal grosso ao copo.


4º passo: observe a reação ocorrida.


Explicação:

          Com certeza você já viu as bolhas de gás que se liberam da cerveja e a formação de espuma ao colocá-la num copo, certo? Pois bem, dentro da cerveja, existe uma grande quantidade de dióxido de carbono, que se encontra em solução sobressaturada, porque a cerveja contém mais gãs do que deveria. Quando a cerveja ainda está dentro da garrafa, o dióxido de carbônio está em equilíbrio porque está sob pressão. Ao abrir a garrafa, a pressão desce bruscamente e o dióxido de carbônio sai.
          Ao adicionarmos o cloreto de sódio, o dióxido de carbono que ainda permanece o líquido, começa a sair rapidamente, formando muitas bolhas, como mostrado na foto.