quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Equilíbrio Químico

Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. O equilíbrio químico foi estudado pela primeira vez pelo químico francês Claude Louis Berthollet.
Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos, como de produtos se transformando de volta em reagentes.
Os equilíbrios químicos são sistemas que regulam vários processos naturais, como, por exemplo, o de formação de estalactites, no teto de cavernas calcárias, e de estalagmites, no solo desses mesmos locais, um processo que envolve bicarbonato de cálcio, gás carbônico, água e calcário.

 

Na foto acima, podemos perceber a presença de estalactites e estalagmites. Elas se formam pelo gotejamento de água saturada com bicarbonato de cálcio durante muito tempo. A água que flui lentamente pela superfície calcária fica saturada com bicarbonato de cálcio pela ação do gás carbônico do ar. À medida que o gás carbônico é removido, a reação inversa é favorecida e há formação de depósitos de calcário. Esse sistema é um exemplo de processo conhecido por equilíbrio químico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário